Navegação

II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo é realizado com êxito em Salvador

       Heloísa Braga atua como Mestre de Cerimônias do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo (Foto: Rogério Almeida)


O Hotel Quality São Salvador, no bairro Stiep, da capital baiana, foi sede da segunda edição do Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, realizado entre os dias 22 e 25 de agosto. O tema foi “Na Terra ou no Ar, Muita História pra Contar.

O presidente da Abrajet Bahia, e responsável pelo II Encontro, jornalista Gorgônio Loureiro deu às boas vindas à todos os participantes.

               Gorgônio Loureiro (Foto: Rogério Almeida)

O presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Evandro Novak também fez uma saudação aos presentes e agradeceu o convite da organização do evento para que estivesse presente.

        Evandro Novak (Presidente da Abrajet Nacional (Foto: Rogério Almeida)

O primeiro palestrante foi Domingos Leonelli, ex-secretário de Turismo da Bahia, e presidente do Instituto Pensar, que abordou um dos objetivos principais do encontro  o "Turismo na Economia Criativa".


                       Domingos Leonelli (Foto: Rogério Almeida)


Em seguida, houve um painel sobre "A Importância da Mídia de Bordo na escolha do destino" e que teve como debatedoras, a jornalista Andréa Magalhães, editora paulista da revista Viagens S/A e Rafael Bahia, jornalista da revista de bordo Vamos Latam, da Latam companhia aérea, com tiragem mensal de 260 mil exemplares e que atinge 6 milhões de passageiros. Rafael confirmou que a revista impressa nesta era digital, está com os dias contados. 


               Andréa Magalhães (Revista Viagens S/A  (Foto: Rogério Almeida)


         Rafael Bahia (Revista Vamos Latan) e Andréa Magalhães (Revista Viagens S/A)  
(Foto: Rogério Almeida)

Já o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, (SECULT), Cláudio Tinoco, falou sobre os investimentos da Prefeitura e apresentou o projeto do novo Centro de Convenções de Salvador, Antonio Carlos Magalhães, que deverá ser inaugurado em dezembro deste ano e que será motivo de visita dos participantes do II Encontro.  

Claudio Tinoco, Secretário de Turismo de Salvador  (Foto: Nelson Rocha)

Cristina Hayne, presidente da Abrajet do Pará, fez a divulgação do I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação e Turismo, que será realizado de 16 a 18 de novembro em Belém do Pará e do Prêmio de Jornalismo Comendador Marques dos Reis, em sua quinta edição e que está com inscrições abertas até dia 31 de outubro. Mais informações no site: www.abrajetpara.com.br

      Cristina Hayne, presidente da Abraet do Pará, divulgando o  I Encontro Brasil Amazônia de Comunicação e o Prêmio de Jornalismo Comendador Marques Reis (Foto: Rogério Almeida)

 Fausto Franco, secretário de turismo da Bahia, fez um relato da participação do Estado nas feiras internacionais, da renovação do Aeroporto Internacional Eduardo Magalhães, dos novos voos internacionais e dos projetos de turismo envolvendo os 133 municípios turísticos, até o final do mandato do atual governo, bem como a canonização de Irmã Dulce, que acontecerá dia 13 de outubro e que ele estará com uma delegação baiana no Vaticano para prestigiar a cerimônia.

Franco comemora que em breve dos 10 aeroportos da Bahia, o numero chegará a 12 e com isso vai aumentar ainda mais o fluxo de turistas para o Estado. "Aqui é a capital da Amazônia Azul, com a maior baía navegável do Brasil e a segunda maior do mundo- a Baía de Todos-os-Santos, e que está recebendo US$ 78 milhões para impulsionar o turismo náutico", informou o Secretário.


Fausto Franco, Secretário de Turismo da Bahia (Foto: Rogério Almeida)


Roberto Durand, presidente do Salvador Destination, oficialmente registrada como Associação Destino Salvador da Bahia, a  apresentou as metas da entidade que é mantida por empresas locais, e foi criada com o objetivo  de promover e divulgar Salvador e gerar negócios e captar e realizar eventos nacionais e internacionais.

Durand informou que recebeu de 22 a 25 de agosto em Salvador, dez dos mais importantes organizadores de eventos do País, entre eles, a GL Events, empresa ganhadora da licitação e que vai administrar o novo Centro de Convenções de Salvador. 

A capital baiana ocupa a quinta posição na realização de eventos internacionais, entre as cidades brasileiras, de acordo com a ICCA- International Congress and Conventions Association. 


Roberto Durand, Presidente do Salvador Destination  (Foto: Rogério Almeida)

Durante o II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo foram prestadas homenagens à Carmélia do Amaral,  professora aposentada de turismo e  Ivani Durand, da agencia de viagem que trouxe o primeiro voo fretado da Alemanha para Salvador e outras iniciativas que marcaram a história do turismo baiano.

 Homenageadas: Carmélia do Amaral e Avani Durand (Foto: Rogério Almeida)

Bob Santos,que possui 25 anos no turismo é o atual secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo  e abordou as ações do Ministério para fomentar o crescimento da atividade turística no Brasil, país imenso e rico, mas que só recebe pouco mais de 6 milhões de turistas por ano, menos que o Cemitério Pére Lachaise de Paris, ou como disse o próprio Bob, menos do que o elevador da Torre Eiffel de Paris.


          Bob Santos do Ministério do Turismo do Brasil (Foto: Rogério Almeida)

Bob fez um relato das ações para o turismo do presidente Bolsonaro, e que o Ministério do Turismo atingiu a meta dos 100 primeiros dias de governo , incluindo a liberação de vistos para os americanos, canadenses e japoneses e que tem aumentado o fluxo destes nacionais para o Brasil. Mas foi questionado pelo fato de que o Brasil estava prestes a participar do Visa Waiver Program, que iria permitir a abolição de vistos para os brasileiros entrarem nos Estados Unidos, e que a liberação de vistos para os americanos sem a reciprocidade para os brasileiros, demonstra uma certa subserviência.
                Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA (Foto: Rogério Almeida)

Glicério Lemos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) abordou a retomada do crescimento da rede hoteleira de Salvador, como o Fasano e o Fera Palace, e do aumento da taxa de ocupação, bem como a renovação da cidade nos últimos cinco anos, como a requalificação da orla, com a retirada das barracas, a construção do centro de convenções, a reforma do aeroporto e a conclusão das obras do metrô.

      Ana Paula Almeida, do SEBRAE da Bahia (Foto: Rogério Almeida)

Já Ana Paula Almeida, coordenadora de Turismo e Economia Criativa do Estado da Bahia falou sobre o programa Investe Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo e que conta coma parceria do Sebrae e da Embratur, e que vai investir R$ 2,8 milhões em rotas turísticas de Salvador, Mata de São João, Cairu, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro.

Grupo de jornalistas no canteiro de obras do Centro de Convenções de Salvador  Foto Rogerio Almeida


Carlos Casaes (BA), Evandro Novak (SC), Claudio Tinoco, secretário de turismo de Salvador e Bob Santos do Mintur (Foto: Rogério Almeida)

Carlos Casaes (BA) e Rogerio Almeida (PB) (Foto: Benneh Amorim)
Na programação do II Encontro Nacional de Jornalistas de Turismo, os participantes realizaram uma visita às obras do Centro de Convenções Antonio Carlos Magalhães, que deverá ser inaugurado em Dezembro e foram recebidos pelo Secretário de Turismo de Salvador, Claudio Tinoco.

Jantar no Restaurante  Senac Casa do Comércio (Foto: Rogério Almeida)

No final do passeio, foi realizado o jantar no Restaurante SENAC Casa do Comércio, local renomado e que em sua história recebeu  visitantes ilustres , como o falecido escritor João Ubaldo Ribeiro.


    Escritor João Ubaldo Ribeiro e sua foto no Restaurante  SENAC Casa do Comércio 
 (Foto: Rogério Almeida)
 Nilton Guedes (PA), Evandro Novak (presidente da Abrajet Nacional) e Rogério Almeida (PB)
Sérgio Moreira (MG) e Cristina Hayne (PA) (Foto Rogerio Almeida)
Juliana Fernandes e Patrícia Fernandes (SP) , Nilton Guedes (PA) e Evandro Novak (SC) 
Foto Rogerio Almeida
Equipe Senac: Mateus Albuquerque , Evandro Novak (presidente Abrajet Nacional) , Vanessa Cerqueira e Alexander Alcântara (Foto: Rogério Almeida)
Jarbas Meira (BA) e Waldir Martinez (SP), sob o olhar de João Ubaldo Ribeiro (Foto:Rogério Almeida)
Foto: João Ramid

Confira mais fotos do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo:
     Cassandra Teodoro (diretora de turismo de Laranjeiras,Sergipe) e Shis Vitória de Aracaju (SE)  Foto: Rogério Almeida
Lea Zacheu, editora chefe da revista Maranhão Turismo  Foto: Rogério Almeida
De Tocantins: Thelma Maranhao, Luis Pires (Presidente AbrajetTocantins) e vereadora Laudecy Coimbra  (Foto: Rogério Almeida)  


     Homenageada Avani Durand  (Foto: Rogério Almeida)  


     Nairson Socorro (Presidente da Abrajet de Sergipe),  Gorgônio Loureiro (Presidente da Abrajet-Bahia) e Rogerio Almeida (PB) 
                  Homenageada: Carmélia do Amaral  (Foto: Rogério Almeida)  
José Torres ( Presidente da Abrajet Goiás) e Shis Vitória (SE) Foto: Rogério Almeida

Andrea e Walter Freitas (MG) Foto: Rogério Almeida

Thelma Maranhão (TO)  Foto: Rogério Almeida 


Rose e Jairo Peres de Goiás (Foto Rogerio Almeida)



Seleucia Fontes e Suzana Barros, de Tocantins (Foto Rogerio Almeida)


Trio da Bahia: Berna Farias, Benneh Amorim e Maria Saraiva (Foto:Rogério Almeida)

Sula Freitas de Tocantins (Foto: Rogério Almeida)

Gilberto e Nadia Pacheco de Atibaia SP (Foto: Rogério Almeida)

Cassandra Teodoro (SE) e Thomas Bruno (PB)  (Foto: Rogerio Almeida)

Gutemberg Bogéa (MA),   João Carlos (SP) e Luis Pires (TO)  Foto: Rogério Almeida)

Marli Martinez (SP), Carina Faraco (RJ) e Ricardo Guerra (PE)  (Foto:  Rogério Almeida)

Carlos Lange (RS) Foto: Rogério Almeida


Lana Freires e Arnando Jr (RJ)  (Foto: Rogerio Almeida)

Neusa Bianchini e João Carlos (SP)  (Foto: Rogério Almeida)


O II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo foi realizado pela seccional baiana da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Bahia), tendo à frente, Gorgônio Loureiro, e organizado pelo Fórum Internacional de Comunicação, Ecologia e Turismo (Ficet), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Salvador Destination, Vinci Airport – empresa administradora do aeroporto de Salvador, Sebrae, CBTUR, ABIH-Ba, Fecomércio-BA e Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (BEPTur). No próximo ano o evento será realizado em Belém do Pará. 

loja virtual
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia