Navegação

Frei Damião: História de vida sobre o 'Santo do Nordeste' vai estrear no Recife

Documentário tem direção da cineasta pernambucana Deby Brennand - Foto: Arquivo / Divulgação


O filme que conta a história do capuchinho que evangelizou o Nordeste brasileiro ganhará uma premiere especial na abertura do festival Cine PE. Frei Damião – O Santo do Nordeste estreia na próximo segunda-feira, dia 29, no Cinema São Luiz, em Recife. O filme foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra, direção da cineasta pernambucana Deby Brennand e incentivo da Ancine.
O filme segue uma linha cronológica e biográfica dos 98 anos de vida do Frei Damião, mesclando imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, já falecidos, da década de 60, e filmagens gravadas em fitas VHS durante os anos 70 até a morte do Frei, em 1997, que foram guardadas no Convento de São Félix, no Pina, Recife.
As gravações começaram inicialmente na Itália, em março de 2018, onde Frei Damião passou sua infância e adolescência. Como relatam os familiares e biógrafos, ele recebeu um chamado de Deus, quando ainda era Pio Gianotti, aos 13 anos. No dia da sua primeira comunhão, ele sumiu e foi encontrado no sótão de casa, rezando, em transe. A partir deste acontecimento, sua vida mudou. Ele deixou de ser um simples garoto para se tornar o Frei Damião.
Assista ao teaser do filme:

No elenco, os atores Nicolas Baldini, Jefferson Victor, Carlos Eduardo e Andrade Júnior interpretam o sacerdote em diferentes fases da sua vida nas cenas de ficção do longa. A atriz pernambucana Nínive Caldas, que já interpretou "Maria Madalena" na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, também participa do filme.
“Ele é famoso por ser sensitivo, então, ele previa as coisas. No filme, a gente recria um milagre a partir de uma entrevista a uma testemunha que estava com ele durante o acontecimento”, conta Pablo Lopes, produtor e produtor executivo do longa. 
O local da premiere do filme Frei Damião – O Santo do Nordeste não poderia ser diferente. Toda a história do capuchinho está atrelada ao Nordeste, como sugere o título do longa, principalmente o Recife, onde fica o Convento de São Félix, no Pina, e a Basílica da Penha, em Santo Antônio, bases capuchinhas. 
O evento vai reunir boa parte da equipe que participou da produção, no Recife, como forma de confraternização entre todos os envolvidos no projeto. Pessoas importantes, como o médico que cuidou do frei até seu falecimento, poderão estar presentes na abertura do festival. “Aqui é o lugar que a gente pode convidar pessoalmente e levar todas essas pessoas para o cinema”, diz Pablo.
SERVIÇO
Lançamento do documentário Frei Damião – O Santo do Nordeste
Quando – Dia 29 de Julho
Onde – Cine PE (Cinema São Luiz – Rua da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife)
Entrada gratuita
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia