Navegação

Os pratos mais caros do mundo


Os pratos mais caros do mundo

Comer é um prazer. E se há coisa de que os portugueses gostam é de estar sentados à mesa, com boa comidinha e ótimas conversas.
Não resistimos a um bom petisco. Mas em vários restaurantes do mundo há pratos que custam muito a fazer e mais ainda a pagar. Eu sei que é difícil de acreditar que haja pessoas que paguem mais de 10.000 euros por uma pizza ou 1570 euros por um hambúrguer.
Mas a verdade é que estes pratos que vou partilhar consigo existem e há quem os peça e pague o seu preço astronómico. São os pratos mais caros do mundo.
Todos eles têm a particularidade de terem ingredientes de luxo. E como o preço deles é proibitivo, aqui fica a curiosidade de conhecê-los, saber do que são feitos e quanto custam.
E já agora. Imagine que cometia a loucura de pedir um destes pratos. Qual era a sua escolha?

Bom apetite!

Pizza Royale 007
Os pratos mais caros do mundo – Pizza Royale 007 | Foto: connery

Criada pelo chef escocês Domenico Crolla, a pizza Pizza Royale 007 é considerada uma das mais caras do mundo. É composta por vários ingredientes gourmet e nada baratos: lagosta conservada no mais fino conhaque, caviar mergulhado em champanhe, salmão escocês fumado entre outras iguarias. Mas o pormenor mais curioso e também mais caro é que esta pisa é salpicada com flocos de ouro comestível de 24 quilates.
Sim, leu bem. Ouro comestível. A pizza foi leiloada a 19 de Novembro de 2006 por aproximadamente 4.200 dólares o que em euros dá 3.704 euros.

Glamburguer

Os pratos mais caros do mundo – Glamburguer | Foto: nbcnews

Os ingredientes deste extravagante hambúrguer são um verdadeiro luxo: 220 gramas de carne picada de bife Kobe Wagyu (uma das carnes mais tenras e caras do mundo) e 60 gramas de carne de veado da Nova Zelândia, para equilibrar a gordura.
O centro deste Glamburger contém brie de trufas pretas e é temperado com sal dos Himalaias e servido com lagosta do Canadá, guarnecida com açafrão iraniano. Caviar Beluga e folha de ouro são outros dos ingredientes que fazem parte deste hambúrguer 5 estrelas.
O prato foi desenvolvido ao longo de três semanas no Restaurante Honky Tonk, em Londres e, com as taxas incluídas, custa 1578 euros.



Zillion Dollar Lobster Frittata
Os pratos mais caros do mundo – Zillion Dollar Lobster Frittata | Foto: awesomejelly

Traduzindo para português, esta é a omelete mais cara do mundo. O Restaurante Norma’s, no Hotel Le Parker Meridien, em Nova York é o responsável por este petisco nada barato. A Zillion Dollar Lobster Frittata custa 1000 dólares. Qualquer coisa como 882 euros. O valor desta omelete é justificado pelos 280 gramas de caviar e meio quilo de lagosta, além de ser coberta com ovos e batatas fritas.

Sushi com Pedras Preciosas
Os pratos mais caros do mundo – Sushi com Pedras Preciosas | Foto: marianakalil

O combinado de sushi mais caro do mundo, segundo o Guiness Book, custa perto de 4000 euros. E porquê, pergunta você. São cinco peças de nigiri adornados com diamantes e envolto em folha de 24 quilates de ouro. E as bolinhas que vê no topo do sushi não são de açúcar. São mesmo 3 pérolas verdadeiras. Este sushi saiu da cabeça do chef Angelito Araneta Jr, no Manilla Hotel, nas Filipinas. E ele garante que se come tudo.

Cachorro Juuni Ban
Os pratos mais caros do mundo – Cachorro Juuni Ban | Foto: huffpost

Em 2014 a food truck (uma carrinha que faz comida de rua) Tokyo Dog entrou para o Guiness com o cachorro mais caro do mundo. À venda por 150 euros, o hot dog servido em baguete vem recheado com salsicha alemã Bratwurst, cebola grelhada em manteiga Teriyaki, cogumelos Maitake, bife de Wagyu do mais tenro e suculento que há, caviar, foie gras, trufas negras e maionese japonesa.
Para degustar este petisco não basta ter dinheiro. É preciso agendar o pedido e aguardar até duas semanas para ele ser preparado.

Caviar Ouro Branco
Os pratos mais caros do mundo – Caviar Ouro Branco | Foto: luxexpose</span

Não sendo propriamente um prato, este é considerado o alimento mais caro do mundo. Trata-se dum tipo especial de caviar, feito a partir das ovas de um peixe albino raro e atado com 22 quilates de ouro.
E o preço? Verdadeiramente proibitivo: um quilo custa 265.000 euros. Uma simples colher de chá deste caviar tem o valor de 35.000 euros.
E esta, hein?

Golden Opulence Sundae
Os pratos mais caros do mundo – Golden Opulence Sundae | Foto: designbt

O Grand Opulance Sundae é muito mais do que um simples gelado. O restaurante Serendipity 3 em Nova York é o responsável por esta delícia que custa a módica quantia de 880 euros. A sobremesa é servida com baunilha de Madagáscar e gotas de cacau da costa Venezuelana. Uma folha de ouro de 23 quilates finaliza o prato. Como requinte de malvadez, é servido com uma colher de ouro para saborear melhor.

Pipocas Billion Dolar
Os pratos mais caros do mundo – Pipocas Billion Dolar | Foto: revistastatus

A empresa americana Berco, especializada em pipocas, criou a Billion Dollar Popcorn. Estas pipocas são feitas com caramelo de açúcar orgânico, manteiga especial Vermont Creamery Nielsen, Massey Bourbon Vanilla (um tipo de essência de baunilha), Laeso (sal mais caro do mundo) e uma pitada de flocos de ouro comestível de 23 quilates.
O preço varia consoante o tamanho da lata onde elas vêm. A mais pequena, de 3,7 litros, custa 220 euros. A média, de 7,5 litros, 440 euros; e a grande de 24,6 litros custa “apenas” 880 euros.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia