Navegação

Segundo turno dos Jogos Universitários de Pernambuco dá início às disputas que definem os campeões gerais do ano

(Foto: Chico Peixoto/Fape)

Teve início, oficialmente, no último sábado (13) o segundo turno dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs) 2018, que revelará as instituições de ensino superior campeãs gerais das modalidades individuais e coletivas do Estado. O evento, que já incorpora o calendário desportivo em Pernambuco, realizado pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape), segue até dezembro e desta vez conta com o patrocínio da empresa de pneus Magnum Tires, que busca incentivar o desporto universitário pernambucano por meio da iniciativa.

São mais de mil atletas inscritos nos 66° JUPs que disputam medalhas dentre as dez modalidades coletivas e nove individuais que compõem a competição. De acordo com o presidente da Fape, Roberto Gomes, o interesse das instituições pelo desporto universitário vem aumentando justamente pela visibilidade positiva que o esporte pode proporcionar a nível nacional. "Os JUPs são a porta de entrada para os Jogos Universitários Brasileiros. Destacar-se aqui e vencer a etapa regional é levar seus atletas e o nome da instituição para fora do Estado. Isso é um ponto extremamente positivo para as faculdades", explica Roberto.

Dentre as diversas modalidades dos JUPs, uma das que mais se destaca, pelo número de inscritos, é o judô, que conta com exatamente 58 atletas de 11 faculdades, incluindo estudantes de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. As modalidades coletivas, constituídas pelo basquete tradicional e 3x3, beach soccer, futebol de campo, futebol society, futsal, futevôlei, handebol, vôlei e vôlei de praia também são sempre pontos fortes do torneio devido à disputa acirrada entre as instituições de ensino.

(Foto: Chico Peixoto/Fape)


Além dos esportes tradicionais, os JUPs contam com modalidades eletrônicas, os e-games. As modalidades Fifa 2018 e League of Legends também atraem os universitários. Vale lembrar que Pernambuco foi campeão brasileiro em 2017 no League of Legends com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O presidente da Fape ressalta ainda a importância da realização dos JUPs para a valorização do esporte no Estado e destaca o apoio da Magnum Tires ao evento por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (Lei nº 642/2015). "Realizar todos os anos os JUPs é de uma satisfação sem tamanho. Esses jogos não só revelam atletas que podem seguir carreira Brasil afora, mas também ajuda as instituições de ensino a oferecem oportunidades a jovens que muitas vezes não podem pagar uma faculdade. E não podemos deixar de agradecer à Magnum Tires por esse apoio. Esse incentivo vem em boa hora para mostrar que existem empresas tão preocupadas como nós com o futuro do esporte e desses jovens", conclui Roberto Gomes.

"A Magnum Tires é uma empresa pernambucana que possui negócios com alguns dos maiores fabricantes do mundo e valoriza a importância do investimento no esporte, sobretudo para os jovens", considera o diretor da companhia, Apolo Santana Vieira. "Muitos dos atletas consagrados internacionalmente na América do Norte, Europa e Ásia começaram a carreira ainda na vida acadêmica, tiveram êxito defendendo suas universidades e contaram com o apoio de grandes empresas que acreditaram em seu talento e em sua aptidão esportiva", ressalta o executivo. "É nosso dever contribuir para o sucesso de nossos talentos aqui no Brasil."

O segundo turno dos Jogos Universitários de Pernambuco segue até o dia 15 de dezembro quando já estarão definidos todos os campeões gerais do ano. Se os vencedores nas modalidades coletivas forem os mesmos do primeiro turno, o título de campeão geral da modalidade já está garantido à faculdade campeã. Caso haja um novo vencedor, as duas equipes consagradas em cada um dos turnos disputam, em um novo jogo, o título de campeã geral dos Jogos Universitários de Pernambuco 2018.

Os horários e resultados das partidas serão divulgados nas redes sociais oficiais da competição. Acompanhe pela nossa página do Facebook JUPs - Jogos Universitários de Pernambuco e pelo nosso Instagram @jogosuniverssitariospe.
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia