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Aeroporto de Recife é o melhor da região Nordeste, diz pesquisa

(Foto: Diário do Turismo)

O Aeroporto Internacional de Gilberto Freyre, em Recife (PE), recebeu nota 4,43 no indicador que mede a satisfação geral do passageiro, sendo o melhor terminal do Nordeste na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros por ano, segundo o resultado da Pesquisa de Satisfação do Passageiro do 3º trimestre, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Recife ficou a frente dos aeroportos de Salvador (4,28) e Fortaleza (4,21).

Numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”, ele obteve 28 itens acima da média estipulada (4): tempo de fila na emigração (4,68),tempo de fila no check-in (4,67) e qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagens (4,64). Por outro lado, na avaliação dos entrevistados, o terminal pernambucano registrou notas abaixo do esperado em: custo benefício dos produtos comerciais(3,23), custo-benefício do estacionamento (3,39) e qualidade da internet/wi-fi disponibilizada pelo aeroporto (3,29).

SATISFAÇÃO GERAL

Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons". A média de Satisfação Geral chegou a 4,36. O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero. 

ABAIXO DA META

Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93. A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.

Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

Com informações da Assessoria de Comunicação
Compart.

Jefferson Victor

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