Navegação

Uma técnica culinária que torna a carne vermelha mais nutritiva

BLENDITARIAN | Por: huffpostbrasil


Misturar um simples ingrediente no seu hambúrguer pode ajudar sua saúde e também o planeta

Nada como um hambúrguer que acabou de sair da chapa. Mas comer carne demais pode ter consequências para a sua saúde e para o meio ambiente.

E se houvesse uma maneira de comer menos carne vermelha sem a sensação de que você está comendo menos carne vermelha?

A solução se chama The Blend, ou a mistura. Eis o que você precisa saber para fazer essa mudança.

Carne vermelha e a sua saúde

Carne vermelha - um termo genérico para qualquer carne que pareça vermelha quando crua (sim, isso também inclui bacon e carne de cordeiro) – tem essa cor por causa da alta concentração de uma proteína chamada mioglobina.

Ela tem muitos nutrientes, mas também é rica em calorias e gordura, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, segundo a Associação Americana do Coração. O consumo frequente de carne vermelha também já foi associado a câncer e aumento do risco de morte prematura.

"Comer mais legumes, verduras e frutas é a melhor maneira de prevenir essas doenças relacionadas à alimentação", diz Sydney Greene, nutricionista da Middleberg Nutrition, em Nova York. Ela recomenda consumir uma porção de carne vermelha do tamanho da palma da mão – semana sim, semana não.
Carne vermelha e a saúde do planeta

Os americanos comem muita carne vermelha: o consumo médio nos Estados Unidos foi de 98,4 quilos per capita em 2017, segundo dados do Ministério da Agricultura dos EUA. O órgão espera que este ano o consumo atinja 100,8 quilos per capita, batendo o recorde estabelecido em 2004.

Produzir toda essa carne cobra um alto preço do nosso planeta.

Além das fazendas e fábricas que consomem combustíveis fósseis, a indústria de carne americana só é viável graças a enormes quantidades de pesticidas, fertilizantes, ração e água. Ela também é responsável por altíssimas emissões de gases de efeito estufa e seus subprodutos são esterco e lixo tóxico.

As emissões de gases do efeito estufa relacionados à produção de carne vermelha são de 10 a 40 vezes maiores do que as da produção de grãos e vegetais, de acordo com uma análise do Environmental Working Group, que analisou a produção e distribuição de 20 produtos agrícolas comuns.

Somente para cultivar a ração destinada ao rebanho dos Estados Unidos são necessários 60 milhões de hectares de terras, 75 milhões de quilos de pesticidas e 7,7 bilhões de quilos de fertilizantes nitrogenados. Esse cultivo contribui com a poluição do ar e da água, com a degradação do solo e com a mudança climática.

Métodos de pecuária sustentável significam que a produção de carne vermelha pode causar menos impacto ambiental. Organizações como a Mesa Redonda Global para a Carne Sustentável estão trabalhando para criar uma indústria ambientalmente saudável. Ainda assim, reduzir o consumo de carne vermelha produzida em escala industrial é uma mudança importante para tornar seu estilo de vida mais verde.

Apresentando The Blend

Ser vegetariano não é a única opção. Uma técnica culinária inovadora permite que os onívoros também possam dar sua contribuição.

O The Blend é essencialmente um híbrido de cogumelos. A receita foi desenvolvida como uma iniciativa educacional de líderes culinários chamada The Healthy Menus R&D Collaborative, resultado de uma parceria entre o Culinary Institute of America e o Mushroom Council.

A receita é basicamente uma mistura de carne moída com cogumelos picados e cheios de potássio -- pense em hambúrgueres supersuculentos e saborosos. Ao misturar carne vermelha com vegetais saudáveis, você simultaneamente reduz sua pegada de carbono e melhora sua saúde.

Vários chefs aderiram ao sabor único do The Blend, e o Menus of Change, uma iniciativa voltada para a saúde pública, anunciou apoio à técnica. A cadeia de fast food Sonic incluiu um desses hambúrgueres em seu menu.Que gosto ele tem?

Cogumelos naturalmente contêm menos sódio, gordura e calorias do que a carne vermelha, mas isso não significa que eles não tenham muito sabor.

A chef Stephanie Izard, vencedora do reality show Top Chef e do respeitado prêmio James Beard, está fazendo uma parceria com a Fundação James Beard para liderar o Blended Burger Project, uma competição que desafia chefes de cozinha a usar o The Blend na criação de hambúrgueres sustentáveis e saudáveis.

O hambúrguer de Izard combina carne moída com cogumelos shiitake e é coberto com tapenade de aspargos e mostarda de ruibarbo. Não é difícil acreditar quando ela diz que a receita fica mais gostosa que um hambúrguer tradicional.

Para fazer o The Blend em casa

Se você estiver planejando um prato com carne moída, inclua um punhado de cogumelos nas suas compras. Enquanto você prepara o jantar, pique-os e adicione-os à a frigideira enquanto a carne está dourando.

Refogar os cogumelos em fogo médio com azeite e temperos por cinco minutos antes adicionará ainda mais sabor. É ainda mais fácil picá-los usando um processador de alimentos, mas não é necessário.

Cada variedade de cogumelos adiciona um sabor único, então experimente para encontrar o seu favorito.

Para fazer um hambúrguer, misture cogumelos cozidos ou crus picados com a carne moída e forme os hambúrgueres. A receita de Izard usa uma proporção de três partes de carne bovina para duas de cogumelos.

Em seguida, frite os hambúrgueres como de costume – na chapa ou na grelha ou até mesmo no forno. Os cogumelos contêm muita água, então o hambúrguer vai ficar supersuculento.

Essa técnica já está provando que é um sucesso: mais de 2.400 indivíduos, restaurantes, escolas e varejistas se comprometeram com ela
Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia