Vinícius Lemmertz, Heloisa Menezes, Ministro do Turismo Marx Beltrão
O Ministro do Turismo, Marx Beltrão anunciou oficialmente na terça-feira (11) que a Embratur virou Agência Brasileira de Promoção durante o lançamento do pacote de medidas para fortalecer o turismo brasileiro, o Brasil + Turismo.
Pleito antigo do setor turístico, a nova Embratur tem como meta alavancar o fluxo turístico de um total anual de pouco mais de 6,5 milhões para 12 milhões de turistas estrangeiros até 2022, que deverão injetar US$ 19 bilhões na economia brasileira.
A natureza jurídica, alterou a autarquia para Serviço Social Autônomo e o nome da instituição agora é Agência Brasileira de Promoção do Turismo.
Além da modernização do modelo de gestão da Embratur, o Ministro do Turismo Marx Beltrão anunciou uma série de medidas, do novo pacote de turismo, para o incremento do setor. Entre elas, a implantação de visto eletrônico para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão - países que tiveram isenção durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, pleito defendido pela Embratur. Está em estudo ainda a facilidade para Índia e China.
Será permitida também a abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro para ampliar a conectividade e permitir que o turista brasileiro viaje mais por um preço menor e os estrangeiros transitem mais pelo Brasil. Acontece ainda a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com o fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo, a partir do repasse de R$ 5,4 milhões aos Órgãos Estaduais do Turismo para estruturação das regiões turísticas do Mapa.
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