Navegação

queijo de búfalo

Queijos da marca DiBufalo são referência em sabor e qualidade

Os queijos DiBufalo são produzidos com o mais puro leite de búfala e o rebanho tem certificação livre de enfermidades

O leite de búfala é a matéria-prima para a produção de diversos tipos de queijos, em particular, a tradicional mozzarella. Caracteriza-se por possuir baixo teor de colesterol, sendo rico em cálcio, vitaminas e proteínas. Além de nutritivos, os queijos produzidos com leite de búfala são saborosos e estão cada vez mais conquistando os paladares dos brasileiros.  

Na Tapuio Agropecuária, localizada em Taipu, cidade a 65 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, a qualidade dos queijos produzidos é certificada pelo Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, responsável por analisar e certificar quanto à pureza do leite utilizado. O laticínio é o único no Brasil autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a exportar derivados de leite de búfalas.

A fazenda tem uma área de quase 500 hectares e contabiliza 1.400 cabeças de búfalos, da raça murrah, originária da Índia. Desses animais, mais de 450 são búfalas em lactação, que produzem cerca de 3.000 litros de leite por dia, que resultam em cerca de 20 toneladas de queijos por mês.

O portfólio engloba sete tipos de queijo com a marca DiBufalo. São eles: mozzarellas (bola, barra e manta), minas frescal, coalho, provolone fresco, ricota, alla panna e burrata – considerada um queijo nobre e feito artesanalmente.

No mercado nacional, os queijos da marca DiBufalo abastecem supermercados, restaurantes e hotéis em Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e no Distrito Federal. No exterior, a empresa exporta para Nova York, nos Estados Unidos, onde abastece uma cadeia de restaurantes.

“Os brasileiros são apreciadores de queijo de búfala, reconhecido como saboroso, leve e nutritivo. Outra vantagem, quando comparado aos queijos à base de leite de vaca, é que o queijo de búfala tem mais cálcio, vitaminas, proteínas e 33% menos colesterol”, pontua Francisco Veloso, diretor executivo da Tapuio Agropecuária.

Vale destacar que a Tapuio Agropecuária obteve importante certificado do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), atestando que o rebanho está livre de brucelose e tuberculose. Trata-se do único rebanho bubalino no Nordeste atestado como livre dessas enfermidades, assim como um dos poucos no Brasil.

Conheça o portfolio da marca DiBufalo:

Mozzarella (bola, barra e manta): possui sabor e textura similares à verdadeira mozzarella encontrada no sul da Itália. Além de ser produzida com 100% do mais puro leite de búfala, utiliza equipamentos importados no sistema de produção. Além disso, recebe semestralmente a consultoria de um técnico italiano especializado no processo. Disponível nas versões bola, barra e manta.

Bocconcini Alla Panna: é uma exclusividade da Tapuio e único queijo do tipo encontrado no Brasil. Típico da região da Campanha, da Itália, possui textura extremamente cremosa e acompanha perfeitamente saladas, pratos doces, salgados, além de servir como aperitivo.

Queijo Minas Frescal: é considerado um dos patrimônios da gastronomia brasileira, tendo como características principais a maciez, o sabor único e o baixo teor de gordura. É ideal para o café da manhã e lanches mais saudáveis. Também harmoniza perfeitamente com um bom vinho. Pode ser encontrado ainda nas versões temperadas com orégano e tomate seco.

Burrata: firme por fora e cremoso por dentro com textura leve e sabor inigualável. Produzido artesanalmente na fazenda Tapuio, o queijo tipo burrata é recheado com creme de leite fresco de búfala e envolvido com uma manta de mozzarella macia.

Ricota: possui textura cremosa e um sabor diferenciado. Tem baixo nível calórico, tornando-se um dos queijos mais atrativos para uma alimentação balanceada.É perfeito para acompanhar lanches e saladas.

Coalho: é um queijo tipicamente regional dos sertões do nordeste. Pode ser servido cru ou assado. Quando assado, não derrete e ainda ressalta o sabor e a textura. Possui coloração mais clara e é o queijo com menor teor de sódio no mercado. Pode ser encontrado nas versões temperadas com orégano e tomate seco.

Provolone fresco: é um queijo singular, para paladares mais sofisticados. Levemente picante e com textura macia, é produzido com extrema qualidade, apresentando altos níveis de proteínas e minerais, principalmente cálcio. É perfeito para harmonizar com vinho e antepastos. Disponível nas versões bolinha, palito e cilindro.

Sobre a Tapuio Agropecuária

A Tapuio Agropecuária atua no agronegócio desde 1991, contando com um área de quase 500 hectares, no município de Taipu, a 65 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. Tem 1.400 cabeças de búfalos, da raça murrah, que é de origem indiana e reconhecida pela fácil adaptação ao clima árido. Desses animais, mais de 450 são búfalas em lactação, que produzem 3.000 litros de leite por dia, que resultam em cerca de 20 toneladas de queijos por mês. A produção, em quase sua totalidade é voltada para o mercado nacional, com um portfólio extenso de produtos comercializados com a marca DiBufalo. Além disso, desde o início de 2016, a empresa exporta queijos de búfala para os Estados Unidos, destacando por ser o único exportador brasileiro desse produto.

A empresa também conta com mais de 100 mil aves, que produzem ovos diferenciados. São eles: Mr. Caipira, produzidos por galinhas criadas sobre o piso de areia, livres de gaiolas e que recebem uma alimentação vegetariana à base de milho, farelo de trigo e soja; Mr. Saúde, enriquecidos com selênio e vitamina E; e Mr. Ômega 3, produzidos por galinhas que recebem alimentação com linhaça. Os componentes dos ovos são comprovados em análises realizadas pelo ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Vale destacar que a empresa conta ainda com a produção de queijo à base de leite de vaca, comercializado com a marca Itaipi.

Na fazenda Tapuio são gerados 146 empregos diretos. Com faturamento de R$ 22 milhões em 2016, os produtos da Tapuio Agropecuária são distribuídos para todos os estados do Nordeste e para o Distrito Federal.



Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia