Navegação

Ser homem também é difícil



Especialista em psicologia masculina explica porque o Dia dos Homens também é importante
Historicamente, a posição superior masculina foi construída a partir do Patriarcado. O homem passou a ter privilégios, e pensar como um ser humano, acima de qualquer coisa. Principalmente, às mulheres. Qualquer comportamento que fosse ao contrário de uma postura masculina, era colocado em dúvida se o tal era, de fato, homem de verdade.
O homem não podia demonstrar sua sensibilidade, ter admiração por plantas, música, poesia ou qualquer outra coisa que colocasse em dúvida o que era ser homem; tinha que estar pronto para atacar, para sempre vencer, ser forte e corajoso. Não ter medo, não demostrar fraqueza, não ser impotente com as mulheres, não ter dúvidas e acertar em tudo que fizesse. Porque era um único ser superior e inteligente.
 “Os homens eram ensinados para o papel que a sociedade desejava. E com isso, passou a ser solitário. Não tinha uma boa convivência com a mulher e não participava do crescimento dos filhos”, explica a psicóloga especializada na saúde do homem, Dra. Carla Ribeiro.
Segundo a especialista, embora nossa sociedade tenha mudado bastante, principalmente por causa do movimento feminista, ainda há uma certa padronização do que é ser homem. “Desde pequenos, os meninos são testados a provarem sua masculinidade. ‘Isso não é coisa de homem’, ‘Homem que é homem não faz isso’, ‘Seja homem...’, ‘Homem não chora’. Para serem masculinos, os machos aprendem, em geral, o que não devem ser, antes de aprenderem o que podem ser”, comenta a Dra. Carla.
Muitas mulheres atualmente, dizem que os homens de hoje têm um jeito difícil de entender. Porém o que elas também não entendem, é que esse “jeito difícil” é uma consequência de anos de um comportamento limitado ao que a sociedade esperava, inclusive ao que elas, mulheres, também esperavam. O homem de hoje precisa ser reconquistado.
“Devido a dois mil anos de um comportamento enclausurado, na cabeça dos homens atuais, ser carinhoso, é ser ousado; dar atenção, é ser inteligente; demonstrar as emoções, é ser forte; sentir medo, é ser corajoso; ficar triste, e até chorar, é ser criativo; dizer “eu te amo”, é ser decidido; pedir desculpas, é um ato de bravura; dedicar-se a família, é ser responsável; e cuidar da mulher que ama, isso é ser homem de verdade”, finaliza a psicóloga.
Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia