Navegação

5 fatores que aumentam sua conta de energia

Foto: Divulgação


Economizar na conta de luz pode ser mais fácil do que se imagina. Sem perceber, às vezes você adota alguns hábitos que acabam aumentando o consumo de energia da sua casa e, como consequência, o valor da fatura de energia a ser paga no fim do mês. Identificar e eliminar essas pequenas manias (mas que impactam no bolso) é o primeiro passo para gastar menos. Confira a lista e veja se você se identifica:



   1 – Manter chuveiro elétrico sempre na posição inverno   

No chuveiro elétrico podemos controlar a temperatura da água do banho. Na posição inverno, a água é aquecida e o equipamento consome 30% mais energia. Em dias mais quentes as pessoas, geralmente, esquecem-se de mudar para a opção verão que consume menos energia. Essa simples medida evita desperdício e torna o banho mais refrescante em dias de calor.

  2 – Secar roupas na geladeira  

Um hábito que, certamente, você viu sua mãe ou avó fazerem e aumenta o consumo de energia é usar a parte traseira da geladeira como secadora. Secar roupas, panos e outros tecidos atrás do refrigerador sobrecarrega o aparelho e, por isso, eleva o consumo de energia. Essa área do eletrodoméstico tem que ficar sempre livre para a circulação de ar.

 3 – Instalar ar condicionado no lugar errado 

Você sabia que a área de instalação do aparelho influencia diretamente no consumo de energia? O ideal é colocá-lo na parte mais alta da parede para refrigerar o ar quente. Além disso, é importante evitar a incidência direta do sol, para que o aparelho realize melhor as trocas térmicas. Ou seja: escolha um local alto e onde o sol bata menos horas durante o dia.

4 - Deixar equipamentos elétricos na tomada

Não é novidade que deixar equipamentos elétricos ligados sem uso gasta energia, mas quem se lembra de tirá-los da tomada sempre? Uma dica para aparelhos relacionados, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só régua de tomadas. Dessa forma, basta desligar a régua ao fim do dia para economizar.

5 - Passar roupas aos poucos

Você sabia dessa? O que gasta mais energia é o aquecimento constante do ferro, por isso o ideal é acumular todas as roupas e passá-las de uma só vez (assim, o eletrodoméstico só será aquecido uma vez, e não várias no mesmo dia ou semana). Uma dica: Algumas roupas são mais sensíveis à temperatura, passe essas peças delicadas no início ou no fim do processo, aproveitando enquanto o ferro aquece ou esfria.

Por Celpe
Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia